Simp

Está aqui

Roubo, incêndio e detenção de arma proibida – Acusação – 1ª Sec. DIAP Penafiel

3 out 2019
Imagem PNF

No dia 20-09-2019, o Ministério Público no DIAP da Comarca do Porto Este (Penafiel, 1ª Secção) deduziu acusação para julgamento, por Tribunal Coletivo, contra 7 arguidos imputando-lhes a prática de vários crimes de roubo, furto qualificado, incêndio e detenção de arma proibida, tendo sido o culminar de uma investigação desenvolvida pela Policia Judiciária – Directoria do Norte, coordenada pela Magistrada do Ministério Público titular do inquérito.

No período compreendido entre final do ano de 2018 e 20 de Março de 2019 os arguidos foram responsáveis pelos assaltos nas agências bancárias do Millennium BCP, em Lousada e em Paredes, na agência do Santander Totta em São Romão do Coronado, no posto de abastecimento de combustível em Valongo e em duas residências (em Lousada e em Valongo).

Os arguidos muniram-se de armas de fogo e respectivas munições, furtaram viaturas, adquiriram vestuário e calçado desportivo, gorros, luvas, golas e chapéus que usaram durante os assaltos de forma a ocultar a sua identidade, impedir a sua identificação e a obtenção de vestígios biológicos e dactiloscópicos.

Nos assaltos que efectuaram, os arguidos actuaram quase sempre em número de 5 (quatro a executar o assalto e um deles em posição de vigilância no interior ou próximo do veículo automóvel), agrediram fisicamente as vítimas e no decurso dos assaltos efectuaram disparos com armas de fogo.

Dos 7 arguidos, 4 encontram-se a aguardar julgamento em prisão preventiva, 1 no cumprimento de pena efectiva à ordem de outro processo e 2 com apresentações periódicas à ordem destes autos.